Os desafios do PCM no gerenciamento da Manutenção - Relatos e experiências



Durante toda minha vida profissional, vivenciei várias experiências dentro da indústria. Profissionais das áreas de planejamento de produção e manutenção, empregando esforços a fim de garantir resultados satisfatórios para as companhias.

Porém uma das principais dificuldades para o não atingimento de metas é o fato de as pessoas se sentirem sobrecarregadas, ou seja, sempre estão ocupados com grandes volumes de tarefas. Dentro de um departamento de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) não é diferente. Em muitos casos, o dia-dia acaba consumindo tempo com atividades não programadas ou planejadas. Isso é resultado de que?

A alguns anos atrás resolvi colocar uma enquete no Linkedin com a seguinte pergunta: “ A preditiva é uma grande ferramenta para acompanhamento de falhas potenciais. Porquê não conseguimos colocar em prática 100% das ações corretivas recomendadas por ela?”

O resultado foi que mais de 65% dos profissionais que responderam a essa enquete, relataram falta de planejamento. Ou seja, apesar de existir um departamento direcionado à planejamento, as ações não estão sendo executadas. A questão é: porquê isso ocorre?

Existem várias ferramentas de suporte ao PCM, se tratando de organização e controle da manutenção e muitos profissionais as conhecem. Minha experiência diz que uma grande parte não está relacionado à conhecimentos técnicos e sim a pessoas e também ao emprego ordenado das metodologias adotadas no planejamento.

Para o aumento de disponibilidade e maior confiabilidade dos equipamentos, precisamos sim de muito conhecimento técnico, mas principalmente a ordenação dos trabalhos. O grande Vicente Falconi já dizia que gestão é o processo de condução simultânea de duas ações: Estabilização da rotina e implementação das melhorias. Isso nos mostra que é extremamente importante determinarmos uma ótima rotina de trabalho, com utilização de ferramentas e metodologias adequadas para atingimento de metas. Não existe gerenciamento sem metas.


Déo Martins

Cadastre seu e-mail e receba CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

Déo Martins - Professor e Consultor de Gestão da Manutenção Industrial